quarta-feira, 29 de julho de 2009

Consumir é o mesmo que rezar!



Diariamente somos expostos à milhares de marcas que se fazem presente seja pelo produto que consumimos ou pelo anúncios que vemos em jornais, revistas, tv, rádio e outros.
Após uma leitura de uma reportagem na Super Interessante descobri que quanto mais informações recebemos, menos atenção damos a elas. Mas o mais interessante é o fato de que a pesquisa mostrou que quanto somos expostos a algumas marcas temos as mesmas emoções geradas por símbolos religiosos. Biologicamente falando, pensar numa marca é o mesmo que pensar em Deus.
Parece até um pouco de exagero, mas é uma questão interessante. Algumas marcas nos fazem tomar decisões que não tomariamos normalmente, não fosse o fato de nos influenciar emocionalmente.
Outro ponto interessante é que anúncios de TV funcionam melhor se forem vistos pela manhã e não no horário nobre. Se os anunciantes descobrirem isso o horário da manhã vai passar a ser o nobre!
Além de abordar a questão do emocional e do horário da TV, a reportagem também traz informações sobre neuromarketing, as propagandas que trabalham a insinuação sexual e mensagens subliminares.
Bem, o fato é que apesar de tudo que a propaganda engloba ela consegue ser única por cada item que a compõe. A verdade é que culpá-la pelo consumismo em excesso é errado, já que seu objetivo principal não é apenas o lucro, mas também o entretenimento. Além de que se não fosse pelo trabalho que faz e pelas imagens que cria não teríamos empresas engajadas na sociedade para a melhoria dessa.
A população deve ter um ensino de qualidade para poder discernir a qualidade dos produtos, a responsabilidade e compromisso das empresas, as mensagens que são passadas para assim poder julgar. Entender melhor nosso comportamento irracional é o caminho para se ter controle sobre nossas decisões de compra!

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