quarta-feira, 24 de junho de 2009

Publicitários: Uni-vos!

Confesso que antes de entender o universo publicitário eu achava que blog era uma coisa um tanto inútil. Hoje eu consigo ver sua real função e faço uso dele diariamente, tanto para entretenimento como meio de informação.
Em meio a algumas visitas eis que encontro palavras de um publicitário que trabalha no interior do MS, nosso querido estado (coloco-me na declaração já que moro aqui há 3 anos e gosto muito da capital sul-mato-grossense).
Após a leitura vejo o quanto a população local não se interessa pelo material produzido no estado e o tanto que sofremos para criar algo que agrade o cliente que não entende muito bem o fazemos. Seria errado generalizar o fato, já que existem empresas que conhecem muito bem o que fazemos, conhecem o seu mercado e o que deve ser feito para divulgação.
Eu só queria postar a idéia que tenho da propaganda local. Um estado como MS abriga criativos (desculpem o palavreado) fodas e que são capazes de coisas incríveis.
Então, vamos usar o que temos e mostrar às pessoas do que podemos fazer. Tentar fazer com que o cliente entenda nosso trabalho não é pedir demais. Não estou falando para darmos aulas de Corel Draw ou ensinar a fazer um Planejamento, mas colocá-lo a par das coisas é mais do que necessário.
Empresas de comunicação, valorizem o profissional de propaganda! Temos tantas pessoas formadas que estão sem emprego por falta de oportunidade. Não coloque para fazer um cartaz qualquer um que saiba mexer em corel ou photoshop. Acenda a luz do túnel de um pobre publicitário desempregado. Deixe-nos fazer aquilo que passamos 4 anos ralando pra aprender (alguns nem tanto é claro!).
E aos futuros publicitários, procurem se informar da realidade que os abriga e, pelo amor de Deus, não fiquem presos à coisas pequenas. Ultrapassem as barreiras do clichê, vençam a verba pequena, usem o novo, reciclem o velho, pois a estrada vai além do que se vê!
Acho que isso aqui ta mais pra um desabafo. Mas enfim... o que vale é a intenção e viva a liberdade de expressão!!!
Abaixo vou colocar o texto que li no blog "Piores Briefings do Mundo".

Confissões de um Publicitário

"Caro amigos mal brifados,

Sou paulistano e há 3 anos me mudei para o interior do MS. Trabalho com comunicação aqui.

Sinto informar-lhes que vocês reclamam de barriga cheia.

Trabalho em uma agência onde o atendimento acha que CMYK é uma marca de roupa.

Sou brifado pelo colunista social da cidade, que pede sempre layouts FÉCHON e CLIM (e escreve assim).

A diretora comercial é uma ex-farmacêutica e meu fornecedor gráfico ainda trabalha fazendo past-up em vegetal no lugar de fotolito.

Meus clientes mandam o material com desenhos super legais feitos pelo sobrinho que sabe usar o CORÉU DRÁU, fotos de fachada feitas pelo celular e fotos de suas irmãs como garotas propagandas.

Aí dizem: recorta aí pra aplicar ela no rodapé junto do logo – que sempre, SEMPRE, vem inserido num arquivo de Word.

Então eu tento recortar aquele cabelo com 3 cores diferentes de tinta, que está sobre um fundo super neutro – normalmente uma árvore bem florida, uma vitrine bem colorida ou simplesmente o churrasco de domingo, festa de formatura, debutante ou casamento.

Então, no fim do dia, eu apresento o orçamento aos clientes e eles dizem: “ah, mas peraí. Eu não quero nada disso. Ó, vamos baratear. Corta o plano de mídia que nem sei que que é, corta criação que não preciso – É SÓ FAZER O MATERIAL MESMO, NÃO PRECISA CRIAAAR ASSIM SABE? – e corta também esse bevê aqui que ta comendo muito da verba.

Quando ouvi isso, pedi licença e disse que ia pegar um café.

E fui.

Lá no Frans da Heitor Penteado."

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!...Nada mais justo do que PUBLICAR um desabafo em nossa defesa.

    Att,
    Orivaldo Mendonça
    www.criatrix.com

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  2. Passe isso adiante. Muito bom. Muito bom mesmo. Parabéns.

    Abs
    Daniella Di Domênico
    danididom.blogspot.com

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