Produção: Wilson Sales e Marislene
Criação: Stéphane e Wilson
Confesso que antes de entender o universo publicitário eu achava que blog era uma coisa um tanto inútil. Hoje eu consigo ver sua real função e faço uso dele diariamente, tanto para entretenimento como meio de informação.
Em meio a algumas visitas eis que encontro palavras de um publicitário que trabalha no interior do MS, nosso querido estado (coloco-me na declaração já que moro aqui há 3 anos e gosto muito da capital sul-mato-grossense).
Após a leitura vejo o quanto a população local não se interessa pelo material produzido no estado e o tanto que sofremos para criar algo que agrade o cliente que não entende muito bem o fazemos. Seria errado generalizar o fato, já que existem empresas que conhecem muito bem o que fazemos, conhecem o seu mercado e o que deve ser feito para divulgação.
Eu só queria postar a idéia que tenho da propaganda local. Um estado como MS abriga criativos (desculpem o palavreado) fodas e que são capazes de coisas incríveis.
Então, vamos usar o que temos e mostrar às pessoas do que podemos fazer. Tentar fazer com que o cliente entenda nosso trabalho não é pedir demais. Não estou falando para darmos aulas de Corel Draw ou ensinar a fazer um Planejamento, mas colocá-lo a par das coisas é mais do que necessário.
Empresas de comunicação, valorizem o profissional de propaganda! Temos tantas pessoas formadas que estão sem emprego por falta de oportunidade. Não coloque para fazer um cartaz qualquer um que saiba mexer em corel ou photoshop. Acenda a luz do túnel de um pobre publicitário desempregado. Deixe-nos fazer aquilo que passamos 4 anos ralando pra aprender (alguns nem tanto é claro!).
E aos futuros publicitários, procurem se informar da realidade que os abriga e, pelo amor de Deus, não fiquem presos à coisas pequenas. Ultrapassem as barreiras do clichê, vençam a verba pequena, usem o novo, reciclem o velho, pois a estrada vai além do que se vê!
Acho que isso aqui ta mais pra um desabafo. Mas enfim... o que vale é a intenção e viva a liberdade de expressão!!!
Abaixo vou colocar o texto que li no blog "Piores Briefings do Mundo".